Os clubes mais bem-sucedidos no futebol brasileiro já mostraram que os programas de sócio-torcedor são um importante mecanismo de fidelização e receitas.

Um sócio-torcedor é muito mais vantajoso para o clube do que um torcedor comum. O sócio-torcedor ADIANTA receita ao clube e ainda permite que ele faça um planeja e ofereça um produto (estádio) melhor aos patrocinadores.

Sendo assim, o que a diretoria faz? Após um período de um mês sem jogos, onde continuamos a pagar (o que está correto), ela DIMINUI o preço dos ingressos, aumentando o sensação de "canoa furada" daqueles que são sócios-torcedores.

Hoje, a Oeste Superior custava 20 reais, antes era 30 reais. O sócio-torcedor paga 50 reais todos os meses.

Na Oeste Inferior, então, a diferença é pior. O preço caiu de 40 para 30 reais. E o sócio-torcedor paga 120 reais.

No Engenhão, o torcedor sempre é desrespeitado.

Sendo assim, deixo a pergunta, você teria interesse em assinar algum plano de sócio-torcedor do Botafogo ao saber dessas alterações nos preços dos ingressos?

OBS: Vou complementar o texto com um post meu no orkut:


existem diversos fatores que levam torcedores ao estádio, mas os principais são:

1 - time

2 - preço

3 - importância da partida

No início, com a lua de mel com o time, a torcida comparecia. O preço não importava. A nossa média, nos 3 primeiros jogos, era a 2ª ou 3ª do Brasileiro, mas em declínio.

Depois, com o time também em decadência, a torcida parou de ir. Ora, está claro que o problema principal da falta de torcedor é o time, não o preço. Se você baixasse ainda mais o preço do ingresso, o público não aumentaria muito.

Ao fazer essas mudanças aleatórias no preço do seu produto, você só o desvaloriza. Cada um aqui está olhando para o seu próprio bolso, mas é preciso olhar para a questão de forma mais abrangente.

No próximo jogo, se o time continuar numa situação ruim, os torcedores vão reclamar do preço, pois eles estão decepcionados com o produto que viram (empate com o Guarani).

E aí, o que o Botafogo irá fazer? Vai abaixar o preço novamente?


Leia mais:

"Um Estudo sobre o Sócio-Torcedor: Introdução (06/05/2010)"

CLIQUE NA PROPAGANDA ABAIXO
E AJUDE A MANTER O SITE